segunda-feira, 7 de maio de 2007

Fazer-se à estrada




João Duarte, no noticiário das 13h00, 7 de Maio de 2007

"Vim uma primeira vez, nunca mais consegui deixar de vir".
Estou a andar há apenas umas horas, neste tempo já conheci algumas pessoas, e curiosamente muitas delas repetiram exactamente a mesma frase.
Mas afinal o que os move? E o que os leva a regressar depois, ano após ano? O que os conduz a fazer-se à estrada, a pé, em peregrinação a Fátima?
As conversas surgem ao longo do asfalto, espontaneamente. Há quem me diga que "a estrada é como um retiro". Uma fuga do quotidiano. "Uma lavagem do corpo e da alma", diz-me por sua vez a Rita, que é natural do Porto, mas que pela terceira vez se junta a este grupo de Lisboa. "Uma oportunidade de rezar em conjunto, e de expressar a fé", afirma outra pessoa, um pouco mais à frente, numa das paragens para descanso. E depois, no meio da multidão, há também situações de vida difíceis, muito difíceis.
A caminho de Fátima neste primeiro dia, parámos para almoçar em Forte da Casa, na paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Agora voltamos à estrada, até Vila Franca de Xira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Peregrinos:-)
Movidos pela ancestral Fé
Na Virgem de noma Maria
Vão até Fátima a pé
Como dantes se fazia!

Um abraço e Muita Coragem, Saúde e Fé para todos vós!
Rezem um pouco por mim:-)

Anónimo disse...

gostava de conseguir ouvir a entrevista realizada por voces (13H) tentei vir aqui ao blog mas estava indisponivel , quendo poder de-me alguma informação de como posso ouvi-la