quinta-feira, 10 de maio de 2007

Estórias sem rosto

Cada pessoa encerra uma estória. Cada um tem um motivo para estar aqui.
Um pai que, em desespero, me confessa pelo caminho que tem um filho ainda novo internado há vários meses, sem que os médicos saibam do que se trata. Uma mãe que teve um cancro numa altura em que tinha cinco filhos para criar. Sobreviveu. Nunca mais deixou de vir.Uma rapariga que tinha a mãe doente e prometeu ir a Fátima. Foi num ano. A mãe acabou por morrer. Mesmo assim regressou este ano, e agora a pé. Diz que apesar do que aconteceu tem de dar graças por ter tido a mãe que teve.
Mas o pagar de uma promessa nem sempre é o que traz apenas uma pessoa a pé até Fátima. Há quem venha porque precisa de se encontrar, e encontra aqui um caminho possivel. Ou simplesmente porque não tem nada mais a perder. Há quem tenha passado por dramas, como a toxicodependência. Ou quem diga não conseguir encontrar sentido no mundo.
E depois há todos aqueles para quem, para além de uma experiência de fé, a peregrinação é uma fuga ao quotidiano que quase não nos deixa tempo para pensar na vida. "A estrada é um retiro", repete-me uma companheira de viagem.
O percurso da peregrinação pode ser consultado aqui.

3 comentários:

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Caro João Duarte

Apenas para lhe dar os meus parabens por este magnifico trabalho. Na 2ª Feira fui servir-lhes o jantar a Vila Franca (espero que tenha gostado da Lasanha) e ontem fui visitá-los a Santarém onde ouvi a excelente homilia do Padre Hugo. A minha filha Matilde vai a caminhar consigo, se estiver com ela dê-lhe um beijo do Pai. Sábado estarei à vossa espera no Santuário. Boa caminhada e rezem por todos nós. Nós rezaremos por vocês para que Nossa Senhora os ajude na vossa caminhada.

José Tomaz de Mello Breyner

Anónimo disse...

Caros Peregrino,
Antes de mais, um forte abraço e Muita Fé e Coragem!
Os motivos poderão ser tantos quantas as formas com que a Fé se assume em cada um de nós!
Creio que o Espírito Santo nos inspira na medida do nosso próprio entendimento!
Vou convosco assim diariamente numa caminhada virtual bem diferente e menos penosa que a Vossa, mas faço também Caminho!
Que Maria vos esclareça e dê Forças dia a dia.

Anónimo disse...

Caros Peregrinos,
Ao 10º. Dia deste Mês, resolvi deixar-vos uns versos:-)
Fátima, 90 Anos de Povo e Fé!

Três meninos inocentes
Três crianças escolhidas
Três os eleitos videntes
No começo das suas vidas!

E Já tanta sabedoria!
Transmitida com sentido
Pelo Senhor escondido
E pela Virgem Nossa, Maria!

Povo na mais pura essência!
Homens no mais puro estado
Foi para eles o Sacro revelado

Não foi para homens da ciência
Nem para sua alta Eminência
A Missão de rezar pelo Pecado!

10 de Maio de 2007

Dedico este soneto a todos os que se encontram em peregrinação a Fátima para que lhes transmita muita Força, Muita Coragem e Muita Fé!
Um forte abraço!