segunda-feira, 7 de maio de 2007

Força de vontade



É quando se aproxima o final do dia que o cansaço começa a querer levar a melhor. "Não olhes para o horizonte da estrada, olha apenas para a pessoa que está à tua frente. Assim vai custar-te muito menos", aconselha alguém mais habituado a estas andanças. Olho em frente e vejo alguém cujos cabelos, completamente brancos, denunciam já muitos anos em cima, mas que mesmo assim vai num passo mais vigoroso do que o meu. Acelero e meto conversa.
Maria vai sozinha. Tem quase 80 anos, cinco filhos e já 13 netos. Diz-me que a primeira vez que foi a pé a Fátima, há quatro anos, foi para cumprir uma promessa após um problema grave com um dos netos. A partir daí nunca mais deixou de vir todos os anos. António, de 65 anos tem uma história parecida. Veio a primeira vez para cumprir uma promessa e agora continua a fazer o mesmo caminho ano após ano. Quando lhe pergunto se custa fazer tantos quilómetros a pé, com esta idade, responde que não, que "quando se faz por fé nada custa". E ironiza, dizendo "Nossa Senhora traz-nos ao colo".
Às vezes são precisos os mais velhos para nos lembrar o que significa ter força de vontade.
O percurso da peregrinação pode ser consultado aqui.


João Duarte, no noticiário das 18h00, 7 de Maio de 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

Força e coragem com muita fé.
A Comissão de Apoio ao Peregrino da Paróquia Santo António de Corim, que realiza este ano ( como habitualmente em Setembro ), a 39ª Peregrinação a Pé ao Santuário, está unida convosco nesta caminhada de fé. Que a Senhora vos acompanhe.

Paróquia de Corim
Paróquia de fé, paróquia peregrina.

Anónimo disse...

Como é Sábio o António!!!
De facto foi assim que me senti há 22 anos durante uma peregrinação que fiz desde Coimbra:-)
Nossa Senhora leva-nos de facto ao colo e não sobra atenção para a bolha teimosa do pé:-)
Um forte abraço e lembrem-se de rezar um pouco por mim:-)